LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

"Orquestra na Estrada" encerra seu ciclo de apresentações em 2010 em Simão Dias


"Orquestra na Estrada" encerra seu ciclo de apresentações em 2010

Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, acontece às 20h na Igreja Matriz N. Sra. Santana em Simão Dias o encerramento da série Orquestra na Estrada 2010.

Grandes conquistas e realizações: assim se resume a série 'Orquestra na Estrada' na temporada 2010 da Orquestra Sinfônica de Sergipe, ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe. Criada e idealizada pelo seu diretor artístico, maestro Guilherme Mannis, a série contemplou, durante o ano, diversas cidades do estado, aproximando e levando o público a conhecer o seu patrimônio cultural.

Segundo o maestro: "A aceitação do público aos concertos tem sido enorme, e muitos cidadãos, depois das apresentações, passam a acompanhar regularmente nossas realizações. Isto é uma conquista. Em cada cidade, o público vibrou, celebrou e comemorou junto à sinfônica aquilo que os torna únicos: a sergipanidade." Em 2010, oito cidades receberam e aplaudiram a orquestra: Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Tobias Barreto, Laranjeiras, São Cristovão, Lagarto e agora, Simão Dias.

Mantendo a forma didática das apresentações, o maestro Daniel Nery, regente assistente da ORSSE considera o concerto como ?uma noite especial, em que o público presente poderá conhecer dois importantes períodos da história da música: o barroco de Bach e Vivaldi e o clássico de Haydn. E ainda mais, como estamos no período do advento, uma música bastante propícia: a Pastoral do Oratório de Natal, do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Essa música, com extrema delicadeza, anuncia a vinda do Messias aos pastores de Belém através dos anjos?, comenta Nery.

Tradições Musicais

Como referência musical, os simaodienses possuem uma Lira que resiste bravamente por 120 anos à falta de estrutura e professores. A Associação Musical Lira Santana, como é reconhecida, foi criada em 1965, com uma formação social sem fins lucrativos. Hoje a associação, mantém uma escolinha de música com mais de 70 alunos e uma de Banda com quase 40 componentes que tocam por amor a arte musical. Promove ações de cidadania através de cursos e oficinas e participa das festividades cívicas e religiosas locais, além de eventos e retretas em outras cidades de Sergipe.


A Lira possui um arquivo musical com mais de 150 partituras de variados estilos e ritmos.

Em 1994, participou do concurso organizado pelo Banco do Brasil na cidade de Aracaju e obteve a honrosa 4ª colocação entre as 16 Bandas participantes. Em 2010, a Lira gravou duas faixas para o CD do Projeto Bandas, promovido pelo Governo do Estado de Sergipe. A associação, atualmente, possui 33 sócios que contribuem mensalmente com a entidade.

SERVIÇO:

"Orquestra na Estrada"

Formação e Difusão da Música em Sergipe

10 de dezembro de 2010, 20h, Igreja Matriz N. Sra. Santana

Praça Barão Santa Rosa, Simão Dias - SE

ENTRADA FRANCA

DANIEL NERY, regente assistente

LAMARTINE TAVARES, fagote

Programa:

Johann Sebastian BACH

Sinfonia do Oratório de Natal BWV 248

Antonio VIVALDI

Concerto para fagote em Mi menor RV 484

Joseph HAYDN

Sinfonia n. 83 "La Poule"

César GUERRA-PEIXE
Mourão

Nenhum comentário: