LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

terça-feira, 23 de novembro de 2010

NÃO NOS DEIXE APENAS NA HISTÓRIA.

O PRANTO DE UM ACORDE

Por Raimundo da Banda

Há quem prefira a dissonância de um acorde que a emissão simultânea de três ou mais sons...

Enganam-se as pessoas que julgam a Associação Filarmônica Lira Santana, como apenas uma entidade que mantém uma Escolinha de Música e uma Banda de Música...

Além do valor histórico e cultural da nossa querida Filarmônica, existem outros valores primordiais que impulsionam a realização de ações envolvendo Arte e Educação , Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.

A Escolinha de Música, além de levar seus alunos a conhecerem as primeiras partituras, proporciona a construção de valores como criatividade, disciplina, solidariedade, coletividade, etc. Que são responsáveis também por levá-los a participar de grupos de teatro, corais, ou ainda tornarem-se cantores de MPB que abrilhantam os finais de semana e festividades de Simão Dias e regiões próximas. São crianças, jovens, adultos e idosos num processo de interação que revitaliza a cultura popular tradicional e simultaneamente abre espaço para as novas manifestações artísticas.

A Filarmônica Lira Santana tem um bom nível organizativo, seu trabalho com crianças, jovens e adultos, principalmente através da escola de musica e dos músicos de grupos musicais já se constitui uma referência no município. O esforço que vem demonstrando ao longo dos anos para permanecer funcionando tem sido um dos fatores principais da construção de uma identidade que mantêm viva a Filarmônica Lira Santana.

O impacto de um Ponto de Cultura para Simão Dias trás benefício direto para o fortalecimento de sua cultura com a valorização da auto-estima das pessoas, a geração de oportunidades inovadoras para a juventude em sua maioria excluída das políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico, funcionando como força mobilizadora e integradora, dentro e fora do município, oportunizando a integração dessa população ao movimento cultural mais amplo que vem se constituindo no Brasil, num processo significativo e pioneiro de democratização do acesso às políticas de cultura em Sergipe.

Portanto, simãodienses, sejamos como um acorde cuja notas musicais unem-se resultando-as em sons agradáveis aos nossos ouvidos. Pois a nossa FILARMÔNICA LIRA SANTANA é um dos poucos, se não o único, Patrimônio Cultural Vivo da História da nossa cidade.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS!

SEGUNDA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO, DIA DA MÚSICA E DOS MÚSICOS


Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos. Não se tem muitas informações sobre a vida de Santa Cecília. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas, não deixam dúvidas sobre a sua existência.
Segundo a Paixão de Santa Cecília, escrita no século V, Cecília seria da nobre família romana dos Metelos, filha de senador romano e cristã desde a infância.
Os pais de Cecília, sem que a filha soubesse, prometeram-na em casamento a um jovem patrício romano, chamado Valeriano. Se bem que tivesse alegado os motivos que a levavam a não aceitar este contrato, a vontade dos pais se impôs de maneira a tornar-lhe inútil qualquer resistência. Assim se marcaria o dia do casamento e tudo estava preparado para a grande cerimônia.
Da alegria geral que estampava nos rostos de todos, só Cecília fazia exceção. A túnica dourada e alvejante peplo que vestia não deixavam adivinhar que por baixo existia o cilício, e no coração lhe reinasse a tristeza.
Estando só com o noivo, disse-lhe Cecília com toda a amabilidade e não menos firmeza: “Valeriano, acho-me sob a proteção direta de um Anjo que me defende e guarda minha virgindade. Não queiras, portanto, fazer coisa alguma contra mim, o que provocaria a ira de Deus contra ti”. A estas palavras, incompreensíveis para um pagão, Cecília fez seguir a declaração de ser cristã e obrigada por um voto que tinha feito a Deus de guardar a pureza virginal.


Santa Cecília, Valériano, e Tiburtius por Botticini
Disse-lhe mais: que a fidelidade ao voto trazia a bênção, a violação, porém, o castigo de Deus. Valeriano vivamente impressionado com as declarações da noiva, respeitou-lhe a virgindade, converteu-se e recebeu o batismo naquela mesma noite. Valeriano relatou ao irmão Tibúrcio o que tinha passado e conseguiu que também este se tornasse cristão.
Turcius Almachius, prefeito de Roma, teve conhecimento da conversão do dois irmãos. Citou-os perante o tribunal e exigiu peremptoriamente que abandonassem, sob pena de morte, a religião que tinham abraçado. Diante da formal recusa, foram condenados à morte e decapitados.
Também Cecília teve de comparecer na presença do irredutível juiz. Antes de mais nada, foi intimada a revelar onde se achavam escondidos os tesouros dos dois sentenciados. Cecília respondeu-lhe que os sabia bem guardados, sem deixar perceber ao tirano que já tinham achado o destino nas mãos dos pobres. Almachius, mais tarde, cientificado deste fato, enfureceu-se extraordinariamente e ordenou que Cecília fosse levada ao templo e obrigada a render homenagens aos deuses.
De fato foi conduzida ao lugar determinado, mas com tanta convicção falou aos soldados da beleza da religião de Cristo, que estes se declararam a seu favor, e prometeram abandonar o culto dos deuses.


Santa Cecília e Santo Valeriano
Almachius vendo novamente frustrado seu estratagema, deu ordem para que Cecília fosse trancada na instalação balneária do seu próprio palacete e asfixiada pelos vapores d’água. Cecília experimentou uma proteção divina extraordinária e, embora a temperatura tivesse sido elevada aponto de tornar-se intolerável, a serva de Cristo nada sofreu. Segundo outros, a Santa foi metida em um banho de água fervente do qual teria saído ilesa.
Almachius recorreu então à pena capital. Três golpes vibrou o algoz sem conseguir separar a cabeça do tronco. Cecília, mortalmente ferida, caiu por terra e ficou três dias nesta posição. Aos cristãos que a vinham visitar dava bons e caridosos conselhos. Ao Papa entregara todos os bens, com o pedido de distribuí-los entre os pobres. Outro pedido fora o de transformar a sua casa em igreja, o que se fez logo depois de sua morte. Foi enterrada na Catacumba de São Calisto.
As diversas invasões dos godos e lombardos fizeram com que os Papas resolvessem a transladação de muitas relíquias de santos para igrejas de Roma. O corpo de Santa Cecília ficou muito tempo escondido, sem que lhe soubessem o jazigo.


Imagem de Santa Cecília no altar-mor da igreja a ela dedicada em Porto Alegre
Uma aparição da Santa ao Papa Pascoal I (817-824) trouxe luz sobre este ponto. Achou-se o caixão de cipreste que guardava as relíquias. O corpo foi encontrado intacto e na mesma posição em que tinha sido enterrado. O esquife foi achado em um ataúde de mármore e depositado no altar de Santa Cecília. Ao lado da Santa acharam seu repouso os corpos de Valeriano, Tibúrcio e Máximo.


Sono de Santa Cecília.
Em 1599, por ordem do Cardeal Sfondrati, foi aberto o túmulo de Santa Cecília e o corpo encontrado ainda na mesma posição descrita pelo papa Pascoal. O escultor Stefano Maderno que assim o viu, reproduziu em finíssimo mármore, em tamanho natural, a sua imagem.
A Igreja ocidental, como a oriental, tem grande veneração pela Mártir, cujo nome figura no cânon da santa Missa. O ofício de sua festa traz como antífona um tópico das atas do martírio de Santa Cecília, as quais afirmam que a Santa, nos festejos do casamento, ouvindo o som dos instrumentos musicais, teria elevado o coração a Deus nestas piedosas aspirações: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida”.
Desde o século XV, Santa Cecília é considerada padroeira da música sacra. Sua festa é celebrada no dia 22 de Novembro, dia da Música e dos Músicos.

PARABÉNS MUSICISTAS DE TODO O MUNDO!!!! E VIVA CECÍLIA E NOSSA QUERIDA LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS!!!

domingo, 21 de novembro de 2010

SITE POLITICAS SIMÃODIENSE PUBLICA NOTÍCIAS SOBRE A LIRA SANTANA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EXTRA! PONTO DE CULTURA LIRA SANTANA VEM AÍ


MESMO SEM APOIO FINANCEIROS DAS AUTORIDADES POLÍTICAS CONTACTADAS PARA REFORMAR A SEDE DA ASSOCIAÇÃO FILARMÔNICA LIRA SANTANA, VEM AÍ A 1ª AÇÃO DO PROJETO LIRA DA CIDADADANIA: OFICINA DE TEORIA MUSICAL QUE TERÁ INÍCIO QUINTA FEIRA, 11, NA SEDE DA LIRA.

COM GARANTIA DOS MÚSICOS, ALUNOS, PAIS DE ALUNOS, A DIREÇÃO DA ENTIDADE E OS AMIGOS DA ARTE E DA CULTURA DA NOSSA TERRA, IREMOS INICIAR UMA CAMPANHA PARA ANGARIARMOS RECURSOS PARA FAZER O NECESSÁRIO PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS.

O PROJETO PONTO DE CULTURA LIRA DA CIDADANIA estará desenvolvendo aqui em Simao Dias oficinas de teatro, dança, MÚSICA... bem como ampliando os movimentos culturais desta belissima cidade com o objetivo de fortalecer o movimento cultural desta cidade.


Desde já, crianças, jovens e adultos que queiram participar da 1ª Oficina de Teorização Musical basta procurar a escola de musica Lira Santana para executar a sua inscrição.


Para maiores informações entre no site www.filarmonicalirasantana.blogspot.com e conheça o exceletissimo Projeto de Cultura que a sua cidade estará desenvolvendo.

Você será muito bem vindo para fortalecer a cultura do nosso Municipio!!!

Prof. Raimundo

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Júnior de Edna Valadares PublIca matéria sobreLira em seu BLOG



Prédio onde funciona a banda Lira Santana se encontra em total abandono por falta de apoio dos governantes municipal e estadual.


Telhado pode desabar a qualquer momento e causar
acidente aos alunos; uma sala se encontra interditada.


Telhado pode desabar a qualquer momento e causar


acidente aos alunos; uma

sala se encontra interditada.

Sala interditada fechada para evitar danos maiores





Em conversa com o presidente da banda Lira Santana o senhor Raimundo dos Santos Oliveira nos informa que a referida banda já conseguiu recursos financeiros no valor de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), obtido pelo projeto ponto de cultura. inclusive parte deste valor se encontra em conta corrente sem poder usar por falta de segurança do prédio; correndo ainda risco de perder este recurso; reforma esta também promessa do atual prefeito.


Postado por Júnior de Edna Valadares em 16/11/2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EXTRA!!! EXTRA!!! PONTO DE CULTURA LIRA DA CIDADANIA VEM AÍ!!!!!

MESMO SEM APÓIO FINANCEIROS DAS AUTORIDADES POLÍTICAS CONTACTADAS PARA REFORMAR A SEDE DA ASSOCIAÇÃO FILARMÔNICA LIRA SANTANA, VEM AÍ A 1ª AÇÃO DO PROJETO LIRA DA CIDADADANIA: OFICINA DE TEORIA MUSICAL QUE TERÁ INÍCIO QUINTA FEIRA, 11, NA SEDE DA LIRA.

COM GARANTIA DOS MÚSICOS, ALUNOS, PAIS DE ALUNOS, A DIREÇÃO DA ENTIDADE E OS AMIGOS DA ARTE E DA CULTURA DA NOSSA TERRA, IREMOS INICIAR UMA CAMPANHA PARA ANGARIARMOS RECURSOS PARA FAZER O NECESSÁRIO PARA GARANTIR A SEGORANÇA DOS EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS.

O PROJETO PONTO DE CULTURA LIRA DA CIDADANIA estará desenvolvendo aqui em Simao Dias oficinas de teatro, dança, MÚSICA... bem como ampliando os movimentos culturais desta belissima cidade com o objetivo de fortalecer o movimento cultural desta cidade.

Desde já, crianças, jovens e adultos que queiram participar da 1ª Oficina de Teorização Musical basta procurar a escola de musica Lira Santana para executar a sua inscrição.

Para maiores informações entre no site www.filarmonicalirasantana.blogspot.com e conheça o exceletissimo Projeto de Cultura que a sua cidade estará desenvolvendo.

Você será muito bem vindo para fortalecer a cultura do nosso Municipio!!!