LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

sábado, 14 de março de 2009

MÚSICA TAMBÉM É CIÊNCIA

O que são as notas rmusicais? Nota musical é o nome que se da a cada elemento que compõe 0 som. formada por um único modo de vibração do ar, cada nota tem uma duração o e uma freqüência diferente.

E 0 que isso tem a ver com Ciências? Tudo! Afinal, o som e um fenômeno físico. 0 som e constituído por uma onda (ou conjunto de ondas) propagada no ar em determinada freqüência. A unidade utilizada para descrever 0 som em nomenclatura física é o Hz (hertz).

Se as ondas tiverem freqüência de 20Hz a 20.000Hz, o ouvido humano as recebera vibrando na mesma freqüência, produzindo sensações neurais, a que damos o nome de som. Estas sensações podem variar de acordo com a faixa de freqüência captada. Quando a freqüência e inferior a esse valor, entre 20Hz a 100Hz, por exemplo, o som e registrado pelos ouvidos como grave, e quando a freqüência e elevada (acima de 400Hz, por exemplo), ele soa de forma aguda. As freqüências propagam-se em um determinado intervalo de tempo e podem ser mais longas ou mais curtas, 0 que determina sua dura<<; ao.

Quando vemos as notas dispostas numa pauta, elas não estão La casualmente. A posição ao que cada uma delas ocupa representa a sua altura.

A combinção de notas é 0 que produz a arte da musica. Quando elas são tocadas ao mesmo tempo, produzem a harmonia. Já a seqüência com que elas são tocadas define a melodia.

Nenhum comentário: