LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

sábado, 8 de dezembro de 2007

A HISTÓRIA DA BANDA DE MÚSICA LIRA SANT'ANA


A Lira é um instrumento de cordas, antigo com os quais os poetas solitários e meditativos cantavam suas saudades, amores ou decepções ou louvavam o seu Deus. Davi, o Rei - poeta, era exímio músico e poeta lírico e religioso. Daí vem o nome de Lira para as instituições musicais sem fins lucrativos. Já o povo simples denomina as Filamôrnicas de A Música ou a Musga.

A primeira filarmônica simãodiense de que se tem notícia data do fim do século XIX, era a Musga de Bombinho, fundada por Ezequiel Profeta do Nascimento e regida pelo Maestro e Advogado Rábula Manuel Pedro das Dores Bombinho. De uma controvérsia entre eles, foi criada a Banda do Coronel ( chefe político destacado) Francisco Antonio de Loiola (vulto histórico que hoje da nome a uma das nossas avenidas).


Durante a Guerra de Canudos, no Sertão da Bahia, já na última década do século XIX, bandas militares acompanhavam as tropas que vinham assediar os seguidores de Conselheiro e, na passagem por Simão Dias, ficavam acampadas no Bairro Bonfim, onde executavam dobrados e chamavam a atenção do povo. Entre essas lembramos a Banda do Comandante Salvagé mesclada com músicos da localidade, entre eles o Capitão Licinio Guimarães, e que foi dos fundadores do presbiterianismo neste município.


Animado com as manifestações das Bandas, o comerciante José Pinto fundou a Banda de Música Lira Pinto, logo depois denominada LIRA SANT'ANA, por sugestão do Pároco local, regida pelo maestro Manoel Sinfronio do Nascimento, o "Manoel Saboeiro". Dentre os seus músicos destacou-se Jerônimo Santa Bárbara. Um desentendimento interno culminou na fundação da Lira Santa Cecilia, que tornou-se rival da Lira Sant'Ana e que redundou na formação de partidos com brigas até de cacetes. Como a Lira Sant'Ana era a que mais convites recebia e que mais procurava aparecer, foi apelidada de Lambe-Tudo. A outra, Santa Cecilia foi chamada de Cacumbi.



Em 1915, o senhor Quinto Monte Santo criou um Banda Infantil, na faixa etária de 08 a 10 anos, denominada os Paturis cujos instrumentos eram feitos de barro e imitavam instrumentos de verdade.

A nova fase da Lira Sant'Ana iniciou-se com os esforços do comerciante Domingos dos Santos, que fundou-a novamente e entregou seu comando e regência ao maestro Raimundo Macedo Freitas. com a morte de Sr. Domingos dos Santos, coube ao ilustre médico Dr. Manoel Salustino Neto a liderança da Filarmônica, que ainda hoje embeleza as festividades simãodienses.





Músicos de Bandas Simãodienses destacados em outras plagas:

a) Eustaquio Sinfronio - considerado o melhor Contra-Baixo do Estado na Época.
b) Gabriel Soares - músico em orquestras da Alemanha.
c) José Cruz - (Zica) - regente de orquestras em vitória/ES.
d) José dos Santos Pereira - Tenente ´Músico da Banda do l9º Batalhão de Caçadores (19ª BC) de Salvador/BA.
e) Zótico Guimarães Santos - regente da Banda do Galeão no Rio de Janeiro, Tenente da Aeronáutica, músico erudito, compositor.
f) João Simões (João Galego) - regente da Banda da Policia Militar em Vitória /ES.
g) Antonio Lima (Toinho) - músico de orquestra de rock, jazz e música erudita na Alemanha.

Nenhum comentário: