LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

terça-feira, 18 de outubro de 2011

FILARMÔNICA DE BOQUIM CONSAGRA-SE CAMPEÃ ESTADUAL EM GENERAL MAYNARD

  
Manchete
A banda de música Senhora Santana, da cidade de Boquim, distante 82 quilômetros de Aracaju, vem conseguindo mostrar seu potencial como difusora da cultura popular e guardiã da cultura musical desse município. A Lira sempre está participando de eventos musicais relacionados a esse gênero, que engrandece a filarmônica e enaltece o nome de Boquim e sua população. A filarmônica da cidade da laranja, regida e presidida pelo professor e maestro Gilson Andrade Silva, vem desenvolvendo diante da população de Boquim um trabalho sócio cultural admirado por muitos porque vem tirando das ruas muitos adolescentes e jovens das ruas e dos laranjais.


No ano passado, a Lira Senhora Santana, que já participou de diversos encontros de filarmônicas no interior de Sergipe e em outros estados, esteve participando na cidade de Eusébio, interior do Ceará, da Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras, ganhando em 1º lugar na categoria regente.

No último domingo, 9, a Lira Senhora Santana, esteve fazendo parte da 2ª Etapa do Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras, que aconteceu na cidade sergipana de general Maynard. Para a alegria dos músicos, do maestro, dos sócios e do povo de Boquim, a Lira Senhora Santana, sagrou-se campeã estadual nas categorias: Banda de Música, Regente e Mor.

O evento teve início às13 horas e terminou por volta das 22 horas, no Ginásio de Esportes daquela cidade, com a abertura feita de forma especial pela Filarmônica Imperatriz dos Campos, de Tobias Barreto.

Participaram da Copa, dezenove bandas de fanfarras, representando as cidades de Riachuelo, Maruim, Aracaju, Siriri, Boquim, General Maynard, Ribeirópolis e Cristinápolis. Segundo o maestro Gilson, o evento contou com muita gente e o ginásio ficou superlotado.

A 2ª ETAPA DA I I COPA SERGIPANA DE BANDAS E FANFARRAS DO ESTADO DE SERGIPE
foi organizada pela Associação de Bandas de Fanfarras e Regentes de Sergipe (ABANFARE) e contou com a prefeitura municipal daquela cidade.

FONTE:
Redação A Tribuna Cultural.com.br
Gazeta de Estância.com.br

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

POVOADO SÍTIO ALTO

A BANDA DE MÚSICA FEZ BONITO NO POVOADO SÍTIO ALTO,  SIMÃO DIAS SERGIPE, NA
FESTA EM LOUVOR A SÃO FRANCISCO DE ASSIS PADROEIRO DA COMUNIDADE, EMBELEZANDO COM SUAS BELAS MELODIAS NAS NOITES PATROCINADA PELA ESCOLA LOCAL, DIA 4,  E PELA COMISSÃO QUE ORGANIZOU A NOITE DOS MOTORISTAS, DIA 8, ALÉM, É CLARO, NO DIA 9 COM A PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO ÁS 16 HORAS.

domingo, 2 de outubro de 2011

1º Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão


 
Visando estimular o resgate das filarmônicas e incentivar o aprendizado musical, Feira de Santana sediou, o 1º Festival de Filarmônicas Princesa do Sertão. O evento, promovido pela Fundação Senhor dos Passos através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense, com recursos do programa Pró-Cultura Esporte da Prefeitura de Feira de Santana, acontece até 1º de outubro com a participação de grupos de seis municípios.
 
Para o presidente da Fundação, Carlos Brito, as sociedades filarmônicas tiveram participação marcante na história musical de Feira de Santana e cidades do interior. “As filarmônicas estão vivas, lutando para sobreviver. O Festival tem a finalidade de promover o resgate destes grupos além de estimular os jovens a buscarem na música uma profissão, uma forma de se manter longe das drogas, sair do ócio e trazer para a atualidade essa cultura tão bonita”, destaca Brito.
 
Na primeira noite do Festival haverá apresentação das Filarmônicas Euterpe Feirense (Feira de Santana) e 25 de Dezembro (Irará). A programação segue nesta sexta-feira (30) com apresentação da Filarmônica Lira Sangonçalense, do município de São Gonçalo dos Campos, e Filarmônica 19 de Março, de Santo Amaro da Purificação. A Filarmônica Lira Ceciliana, de Cachoeira, e Filarmônica Terpsícore, do município de Maragogipe, encerram o festival no sábado.
 
As apresentações acontecem no Centro Comunitário Ederval Falcão, bairro Baraúnas, sempre às 20 horas. O ingresso é 1 kg de alimento. Os donativos serão doados para as instituições carentes da cidade.
FONTE: Acorda Cidade