LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

quarta-feira, 22 de abril de 2009

EXONERAÇÃO E REINTEGRAÇÃO DO MAESTRO BILER

Esclarecimentos sobre a exoneração do Maestro

Esclarecimentos sobre os comentários divulgados publicamente na emissora local (FM) sobre a exoneração do maestro da Banda Lira Santana.
O Maestro da Banda Lira Santana conhecido como Bilé é comissionado do município e lotado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Todas as secretarias tiveram que diminuir o quadro de funcionários comissionados, para o município se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal. O número de comissionados na Secretaria de Educação e Cultura é reduzido e por esse motivo tivemos que exonerar pessoas valorosas. Quero salientar que todos comissionados exonerados são necessários e também têm sua importância e valor.
Quando o maestro foi informado na quarta-feira sobre a sua exoneração, foi comunicado que deveria informar o presidente da Banda sobre o ocorrido, bem como, sobre a possibilidade de se criar um convênio entre a Prefeitura Municipal de Simão Dias e a Lira Santana, cujo objetivo era saldar os pagamentos do maestro. O convênio era no momento uma alternativa de honrar o compromisso firmado com a Banda Lira Santana, o que não implicaria em descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, visto que, a Banda Lira assumiria o pagamento ao invés da prefeitura. O presidente da Lira Santana, Raimundo Oliveira se comunicou comigo por telefone ainda na quarta-feira, se mostrando indignado com a exoneração do maestro. Eu o informei, brevemente, que deveria me procurar na segunda-feira para encontrarmos uma alternativa de sanar o pagamento do regente, visto que, estávamos na eminência do feriado da semana santa. No sábado recebi então uma ligação do Prof. Udilson propondo a redução de seu salário para então manter o pagamento do regente da banda. No domingo de Páscoa ao encontrar o prefeito Denisson Déda, partilhei o ocorrido e o mesmo determinou que o maestro fosse reconduzido ao cargo imediatamente.
Assim foi procedido, o maestro foi reconduzido ao cargo na segunda-feira (13-04-09), mas para minha surpresa a emissora local (FM) no dia 14-04-09, levantou a polêmica dessa questão, a qual já havia sido superada. Eu particularmente, tenho me surpreendido com essas críticas diárias e ainda não entendi o que elas objetivam.
A Banda de Música Lira Santana é um dos maiores patrimônios culturais do município de Simão Dias, e por esse motivo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem se articulado para viabilizar um convênio com o Ministério da Cultura, conhecido como; “Pontos de Cultura”, que destinará uma verba anual de R$ 180.000,00, diretamente para a Banda Lira Santana, para que a mesma possa viabilizar e administrar projetos culturais.
A formulação do Preconceito
Preconceito pressupõe que antes que uma pessoa faça uma análise racional sobre uma determinada questão, ou procure se cercar de informações detalhadas sobre um determinado tema, conceito ou acontecimento, se guia pela superficialidade, por ouvir falar, ouvir dizer. Quem age assim, de forma passional geralmente se posiciona de forma equivocada sem medir maiores consequências do que é propalado e dito, do que é verdade. Parece-me que em Simão Dias aquilo que deveria ser abominado por uma sociedade educada, virou nos últimos meses a prática mais apreciada por alguns munícipes: o preconceito.
O ser humano não é perfeito, mas parece-me que falar mal do semelhante é um dos vícios mais nocivos que uma pessoa pode cultivar, e que por profissionalismo deve ser evitado por quem pretende formar e informar outras pessoas.

Comentários (2)

Senhor Marcelo,Gostaria de esclarecer também alguns pontos em relação o Artigo intitulado ” Uma outra versão!”:1º- O exposto no artigo corresponde com a verdade do fato ocorrido envolvendo exoneração do Maestro da Banda de Música Lira Santana, Biler. E realmente na quarta-feira, 08/04, tudo foi resolvido após uma conversa breve com a V.Sa.;2º- A verba de 180.000,00 será dividida em três anos;3º- Concordo que todos (nem todos) os comissionados são necessários e também têm sua importância e valor. Contudo, não tenho dúvidas nenhuma, que o valor Cultural e Histórica da BANDA DE MÚSICA LIRA SANTANA de Simão Dias, TRANSCENDEM qualquer obstáculo que permita deixar de existir um DOS ÚLTIMOS (se não o último) patrimônio VIVO na nossa terra;É isso…
Comentário por Raimundo da Banda (presidente da Associação Filarmônica Lira Santana ) — 17 17UTC Abril 17UTC 2009 @ 23:56
Vale ressaltar que o convênio junto ao Ministério da Cultura, Pontos de Cultura, faz parte de um projeto que ainda não foi aprovado.
Comentário por Raimundo da Banda (presidente da Associação Filarmônica Lira Santana ) — 18 18UTC Abril 18UTC 2009 @ 0:03

Nenhum comentário: