LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

sábado, 24 de novembro de 2012

REUNIÃO COM OS MÚSICOS: TERÇA-FEIRA DIA 27 /11/2012

ATENÇÃO COMPONENTES DA FILARMÔNICA LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS. HAVERÁ UMA REUNIÃO COM TODOS OS MÚSICOS DA BANDA LIRA SANTANA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 27, ÀS 19:30H., NA SEDE DA FILARMÔNICA.
ASSUNTO DE INTERESSE DE TODOS.

NÃO PERCAM!

A DIREÇÃO.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

26 de julho: FESTA ALUSIVA A SENHORA SANTANA, PADROEIRA DA CIDADE SIMÃO DIAS.

SIMÃO DIAS EM FESTA.

E A NOSSA BANDA DE MÚSICA, MAIS UMA VEZ, COMO ACONTECE HA MAIS DE CEM ( 100) ANOS, ANIMA OS NOVENÁRIOS E O DIA DA CULMINÂNCIA: NA MISSA SOLENE E A PROCISSÃO QUE ENCERRA A FESTIVIDADE.



A DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO FILARMÔNICA LIRA SANTANA, EM NOME DE TODOS OS MÚSICOS, AGRADECE AS PALAVRAS DE GRATIDÃO E INCENTIVOS DO NOSSO PÁROCO, PE. HUMBERTO, AOS MEMBROS DA BANDE DE MÚSICA, REPETINDO O DISSERA EM OUTRAS FESTAS: " (...) OS NOVENÁRIOS NÃO SERIA IGUAL SEM A PRESENÇA DA NOSSA LIRA DE SENHORA SANTANA ( ... )"   MUITO OBRIGADO PE. HUMBERTO PELO RECONHECIMENTO.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Pontos de Cultura

Secult reúne Pontos de Cultura do Alto Sertão

Na quarta-feira, dia 4 de julho, a Secretaria do Estado da Cultura (Secult) irá reunir os Pontos de Cultura localizados nos municípios do Alto Sertão. Na ocasião, os representantes dos Pontos e a coordenação de Articulação Institucional da Secult irão dialogar sobre as ações que vem sendo desenvolvidas na região.

O encontro ocorrerá a partir das 9h na sede do Ponto de Cultura ‘Rendar Arte Com Fios de Cultura’, localizada em Poço Redondo. Os Pontos de Cultura que estarão presentes ao encontro são: ‘Luz do Sol’, ‘Albertina Brasil’, ‘Trilha do Sertão’, ‘Centro de Cultura, Artesanato e Arte de Porto da Folha’, ‘Rendar a Arte com Fios da Cultura’ e ‘Bordando História, Criando Cultura’. Esse é o segundo encontro de uma série que a Secult está organizando para manter um contato mais próximo com os 30 pontos espalhados pelos oito territórios sergipanos. No último dia 12 de junho foi a vez de reunir os Pontos localizados na Grande Aracaju, que contou com a participação de representantes de nove instituições.

“O objetivo desses encontros é fortalecer as ações da Rede de Pontos de Cultura do Estado. É uma forma também de aproximar a Secult desses projetos que vem sendo desenvolvidos no interior. A intenção é que essas reuniões se tornem constantes para que possamos acompanhar mais de perto as ações dos pontos”, destaca o coordenador de Articulação Institucional da Secult, Alisson Couto.

Pontos

Os Pontos de Cultura são iniciativas da sociedade civil que recebem recursos do Ministério da Cultura (Minc) e da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) para potencializar suas ações. Em Sergipe, atualmente, 30 instituições são beneficiadas. 

Os Pontos de Cultura têm por finalidade fomentar a atividade cultural, aumentar a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promover o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade. O objetivo do Minc, através do Programa Cultura Viva, é que até 2014, o país tenha mais de quatro mil Pontos atuando.

terça-feira, 12 de junho de 2012

HAASTEAMENTO DAS BANDEIRAS NOS 120 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SIMÃO DIAS



NOVA COMPONENTE DA FILARMÔNICA LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS

A JOVEM E SIMPÁTICA ANA RITA, TROMBONISTA, FORMADA EM SERVIÇO SOCIAL PELA FIJAV,  É A NOVA INTEGRANTE DA NOSSA FILARMÔNICA LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS. ELA  NASCEU EM ARACAJU MAS SEMPRE MOROU NA CIDADE DE ARAUÁ/SE, ONDE APRENDEU MÚSICA E INTEGROU A BANDA DE MÚSICA LOCAL E NA BANDA DA CIDADE BOQUIM.

SEJA BEM-VINDA A FAMÍLIA LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

JORNAL O PONTO

O JORNAL O PONTO TRAZ EM SUA EDIÇÃO MATÉRIA SOBRE O 1º  PONTO DE CULTURA DA CIDADE DE SIMÃO DIAS, "LIRA DA CIDADANIA". UM PROJETO DA ASSOCIAÇÃO FILARMÔNICA LIRA SANTANA EM PARCERIA COM O MINC S A SECULT. 

terça-feira, 29 de maio de 2012



NO ÚLTIMO SÁBADO, DIA 16, FOI REALIZADA UMA IMPORTANTE REUNIÃO COM OS MÚSICOS E ALUNOS DA FILARMÔNICA LIRA SANTANA, ONDE ENTRE OUTRAS COISAS, O VICE PRESIDENTE, PROFESSOR RAIMUNDO, CONVOCOU TODOS A ABRAÇAR CADA VEZ MAIS A NOSSA HISTÓRIA CENTENÁRIA FAZENDO PARTE DELA VERDADEIRAMENTE COM AMOR À ARTE PARA TAMBÉM ESCREVER LINHAS HARMONIOSA NESSE LIVRO SONORO DE CULTURA DA NOSSA SIMÃO DIAS. 

domingo, 27 de maio de 2012

O PONTO DE CULTURA


(Por Prof. Raimundo)
    A Filarmônica Lira Santana comemorou mais de 120 anos de sua criação e é um símbolo do município e de Sergipe. A Lira Santana está localizada no município de Simão Dias/SE, Território da Cidadania Sertão Ocidental tendo sido reconhecida como de utilidade publica estadual através da lei Nº 43 de 07 de outubro de 1993. Sua história surge do inicio do século XIX período que fora criada a primeira filarmônica simãodiense. A Lira tornou-se patrimônio da cultura popular que resiste ao longo dos anos como uma atividade coletiva que congrega crianças, jovens e adultos que dão seus primeiros passos na música. Essas renovam a tradição de grandes potencialidades musicais que dão origem a grupos musicais, criação de Banda de Frevo que embeleza as festividades da nossa terra, reconhecimento da juventude,  convivência e troca de saberes. Nesse contexto, visamos fortalecer o movimento cultural, comunitário e artístico da Lira Santana, enquanto espaço das várias gerações.
 O PONTO DE CULTURA envolve uma série de atividades artísticas e de comunicação. Estaremos ampliando o Espaço Coletivo da Associação Filarmônica Lira Santana para formação nas áreas de Teoria  Musical, Teatro, Dança, Contação de Histórias, Arte Educação, Gestão Cultural, Cultura Popular, Percussão e Construção de Instrumentos, Dança, Capoeira entre outros; ampliação da Escolinha de Música, gravação do documentário da Lira Santana e outros temas fundamentais a valorização cultural do nosso município; Teremos como resultados uma ação cultural mais estruturada, aperfeiçoando a formação de novos músicos e artistas em outras áreas, gerando novos aprendizados e o compartilhamento dessa experiência com outros grupos do município e com a população em geral, o fortalecimento da cultura tradicional e do movimento da juventude que deseja através da música, teatro e dança ampliar suas oportunidades de geração de renda, bem-estar social, e o acesso às políticas públicas de cultura e valorização de suas raízes.
“LIRA DA CIDADANIA”  
 
O Projeto “Lira da Cidadania” visa fortalecer o movimento cultural, comunitário e artístico da filarmônica Lira Santana, enquanto espaço de identidade e reconhecimento da juventude e de convivência e troca de saberes entre as várias gerações. O Ponto de Cultura envolve uma série de atividades artísticas e de comunicação com estudantes da rede pública de ensino (crianças, adolescentes, jovens e adultos) em situação vulnerabilidade social. 

O PROGRAMA MAIS CULTURA foi criado pelo Decreto 6.226, de quatro de outubro de 2007, do Ministério da Cultura.
O projeto deverá atender, pelo menos, um dos seguintes públicos: Estudantes da rede pública de ensino; Crianças em situação de vulnerabilidade social; Adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social; Idosos em situação de vulnerabilidade social; Populações de baixa renda, moradores em áreas com precária oferta de serviços; públicos de cultura, tanto nos grandes centros urbanos, como nos pequenos municípios; Portadores de deficiência; Outros grupos minoritários. Os Pontos de Cultura são elos entre a Sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento       de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, do protagonismo      e do empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora entre a Organização selecionada com a Rede de Pontos de Cultura que será constituída a partir do Edital em vigor.
O PONTO DE CULTURA deverá funcionar como instrumento de pulsão e de articulação de ações e de propostas já existentes nas comunidades do Estado de Sergipe, através de ações continuadas em, pelo     menos, uma das áreas de culturas populares; culturas digitais; gestão e formação     cultural; expressões     artísticas; equipamentos      culturais; ações transversais e grupos étnico-culturais. É importante ressaltar que além dos que serão diretamente beneficiadas, o Ponto de Cultura “A Lira da Cidadania” contribuirá também para o desenvolvimento do município como um todo, tendo em vista que algumas atividades envolverão outros grupos e também animarão as comunidades em seus processos de revitalização e valorização da cultura popular.
Para tanto, o Ponto de cultura “LIRA DA CIDADANIA” da Cidade de Simão Dias, Contratou pessoas da comunidade local e de outras praças, que atém conhecimentos oriundos de saberes popular e/ou de conhecimentos acadêmico/científico, com apresentação de um portfólio comprobatório, para exercerem a função de oficineiros nos cursos propostos no projeto, Coordenado pela Professora DAIANE DE SANTANA e Supervisionado pelo Professor RAIMUNDO DOS SANTOS OLIVEIRA.
OS NOSSOS OFICINEIROS:   2012
João Galo (professor da UFS) Oficina de Arte Educação; -Simão Dias-
Lupercio (graduando Liceciatura em Artes Cênicas) Oficina de Teatro Popular; -Simão Dias-
Antônio dos Santos – Toinho Lima – (Músico Profissional Internacional) Oficina de percussão e Construção de Instrumentos; - Simão Dias/Irlanda -
Marcílio (professor de Música) Oficinas de: Manutenção de Instrumentos; -Poço Verde-
Roque do Velho Chico (Ensino médio) Oficina de Contação de Histórias; -Simão Dias-
André Barbosa( Mestrando Gestão Cultural) Oficina de Gestão Cultural e Cultura Popular – Voluntário; Lagarto-
Jorge (Curso Superior Completo ) Oficina de Cultura Popular – Lagarto-

quarta-feira, 14 de março de 2012

PONTO DE CULTURA LIRA DA CIDADANIA DE SIMÃO DIAS - SERGIPE

HOJE DIA 14 DE MARÇO DE 2012, FOI REALIZADA A PRIMEIRA REUNIÃO COM DOIS OFICINEIROS, JOÃO GALO E MARCILIO, PARA ACERTAR DETALHES PARA O INÍCIO DAS OFICINAS DE ARTE EDUCAÇÃO E MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS.

LOGO MAIS ESTAREMOS DIVULGANDO AS OUTRAS OFICINAS E SEUS PROFESSORES.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

LIRA SANTANA NO POVOADO GENIPAPO DE SIMÃO DIAS




 APÓS A TOCATA, OS MÚSICOS SE REUNIRAM PARA SABORIAR ALGUMAS PIZZAS



 MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO DENTRO DO ÔNIBUS DURANTE O PERCURSO
















P

TRABALHO MONOGRÁFICO

 GILTON
OBRIGADO PELO TRABALHO MONOGRÁFICO.  AGRADECEMOS A VOCÊ PELO ESTUDO FEITO SOBRE UM PERÍODO DA HISTÓRIA DA NOSSA QUERIDA FILARMÔNICA LIRA SANTANA, ALÉM DA DEDICAÇÃO E DESEMPENHO NA SUA DEFESA  JUNTO Á BANCA EXAMINADORA. AO TEMPO QUE PARABENIZAMOS PELA EXCELENTE NOTA OBTIDA.

PROFESSOR RAIMUNDO.