PROMOVER AOS AMANTES DA ARTE MUSICAL,INFORMAÇÕES A RESPEITO DA HISTÓRIA E EVENTOS DA NOSSA FILARMÔNICA E EXALTAR A IMPORTÂNCIA DOS NOSSOS ILUSTRES MÚSICOS, SÃO OS OBJETITIVOS PRINCIPAIS DESTE BLOG.
LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE
terça-feira, 26 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
Filarmônica Lira Popular de Lagarto completa 90 anos
3 de julho de 2011
Desde o último sábado, 2 de julho, seus integrantes, abnegados e entusiastas comemoram os 90 anos de satisfação pelos serviços prestados à comunidade lagartense no âmbito artístico-cultural envolvendo a juventude e os seniores que afortunadamente mantêm viva a chama desse patrimônio irrefragável erguido ao lado da casa onde nasceu Sílvio Romero, um dos primeiros a se preocupar com a preservação dos cantos populares do Brasil, tão bem registrados em uma de suas obras, cuja significativa contribuição advém do saudoso maestro Nepomuceno, um dos grandes amigos de sua época.
Na Missa em Ação de Graças pelos 90 anos da Filarmônica, o Pe. Raimundo Diniz traduziu de forma singela e precisa o que representa essa instituição para a sociedade, já que há 9 décadas caminha como parte da história e da vida dos lagartenses e vistantes que têm o privilégio de passar por nossa terra.
Os músicos, acompanhados do Sr. José Messias de Santana, atual gestor da Filarmônica Lira Popular de Lagarto e do maestro Aldo Sérgio, num verdadeiro momento de festa, devolveram o carinho da comunidade lagartense presenteando os que se encontravam na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade com duas execuções musicais, quando foram calorosamente aplaudidos pelo público presente com o entusiasmo daqueles que também acompanhavam a missa pelo rádio.
Na manhã de domingo, 03/07, a Filarmônica Lira Popular de Lagarto ofereceu à população uma especial Alvorada Festiva com um passeio pelas principais ruas da cidade, saudando, assim, toda a sociedade lagartense e residentes do município. Às 8 horas, com a chegada dos músicos, a diretoria da instituição recebeu a comunidade num acolhedor café-da-manhã, selando, desse modo, sua gratidão àqueles que continuam a acreditar no seu trabalho social de incomensurável relevância.
Em meio ao público, registramos a presença das professoras Luzia Vasconcelos, Luzia Alves Carvalho e Joesilda Barroso (OACI idiomas); do empresário Anísio Almeida; do radialista Adailson Santos, do ex-vereador José de Paulo e do contador Jadiel Santos, entre os familiares do Sr. José Messias de Santana, acompanhado de sua esposa Hilda Santana.
Fizeram uso da palavra: o promotor Deijaniro Jonas Filho, que ressaltou sua passagem pela Lira e lembrou do dedicado trabalho do saudoso maestro Temístocles Carvalho, bem como chamou a atenção do poder público para um olhar diferenciado à instituição; o radialista Emerson Carvalho, que, de modo admirável, apresentou a história da Filarmônica, desde a época que era denominada Eutérpio Lagartense até os dias atuais, com exemplos de músicos de uma nova geração, a exemplo de integrantes da Orquestra Los Guaranis e de outras bandas espalhadas pelo Brasil; o professor Rusel Barroso destacou o importante papel da sociedade no crédito atribuído a Filarmônica Lira Popular de Lagarto, recordando que a nossa terra, desde Romero, permance vista pelo país como berço de cultura, um exemplo que deve ser mantido por outras gerações; o lagartense José Carvalho enfatizou o compromisso do Governo do Estado para com a Filarmônica de Lagarto, do mesmo modo que o fez ao contemplar o município com a recente reforma do Terminal Rodoviário; o empresário Lila Fraga salientou que os empresários também devem fazer a sua parte contribuindo para a melhoria das atividades artísticas e culturais do município somados àqueles que estão no poder público; os abnegados músicos Nelson e Geraldo delinearam o histórico de suas passagens pela Lira, bem como lembraram do trabalho de outros maestros que deixaram um grande legado para a instituição; o Sr. José Messias de Santana, atual da gestor da Filarmônica, agradeceu a presença do público e, ao lado de seus familiares, abraçou a todos, assim como o fez o maestro Aldo Sérgio.
Segundo Emerson Carvalho, a Associação Musical Filarmônica Lira Popular de Lagarto completou 90 anos no dia 29 de junho. Uma longa trajetória de alegria para crianças, adolescentes e turma da velha-guarda, saudosistas da nossa comunidade. A primeira Banda, denominada Eutérpio Lagartense, surgiu em 1885, sob o comando do promotor público e maestro Hipólito Emílio dos Santos, que trouxe entusiasmo à pequena comunidade lagartense até 1917. Mas foi no dia 29 de junho de 1921, data de São Pedro (dileto apóstolo de Jesus Cristo), que um abnegado chefe político e pecuarista da época, o Cel. Acrísio d’Avila Garcez, fundou a Lira Popular de Lagarto, que teve como primeiro maestro, o tabelião João Ferreira do Espírito Santo. De lá até os nossos dias, vários foram os regentes (16) e músicos que passaram como colaboradores da Lira. Alguns já faleceram; outros continuam vivos, inativos, porém, contribuindo e estimulando os músicos mais novos.
Ainda segundo Emerson Carvalho, para reverenciar e contemplar a cultura municipal da nossa terra, o jornal A Voz de Lagarto, de 16 de fevereiro de 1965, registrou na 3ª página uma homenagem de forma singela, mas com profunda intenção de sinceridade, publicando esta foto que comprova as pessoas e nomes que construíram e fizeram enorme espaço na história da Lira Popular de Lagarto, no ano de 1940, e da música erudita e popular em terras do Lagarto. Vale lembrar as pessoas que figuram nesta foto: na 1ª fila, de pé, da esquerda para direita: João Maleiro, Josino Almeida, Guaxinim, Leopoldo, Manoel, Antônio Xisto, Siqueira e Maestro Bedóia; na 2ª fila: Zé Pequeno, Hemetério, Valdemar, José Vieira Filho, Zeca de Totonho, Joca e Zé Antônio; na 3ª fila: Temístocles, Zezé de Condola, Agenor Viana, 3 músicos desconhecidos, Gervásio, Zé de Josino e José Rosa; na 4ª fila: Gervásio, João Xisto, Manu e Adalberto. Outros nomes, que não estão nesta foto, também contribuíram para a fundação e existência da nossa Lira Popular.
Portanto, de parabéns o povo lagartense pela preservação de uma instituição que faz jus às tradições culturais e artísticas de sua municipalidade.
A Lira Popular de 1940 (Acervo Emerson Carvalho)
Fontes: LagartoNet
Comentários:
PROFESSOR RAIMUNDO disse:
O seu comentário está aguardando moderação. COMO É BOM SABER QUE UM PATRIMÕNIO CULTURAL VIVO SEJA FESTEJADO COM MUITO FERVOR PELOS AMANTES DA ARTE E DA BOA MÚSICA. PARABÉNS À FILARMÔNICA LIRA POPULAR DE LAGARTO PELOS SEUS 90 ANOS DE BRILHANTISMO E DE EXEMPLO PARA TODA JUVENTUDE LAGARTENSE E DE CIDADES VISINHAS.
PROF. RAIMUNDO
PRESIDENTE DA ASS. FILARMÔNICA LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS
http://www.filarmonicalirasantana.blogspot.com
Assinar:
Postagens (Atom)